fechar menu

Cobrar e receber

Inteligência Artificial: Um novo patamar na gestão da cobrança

Agentes de IA: Um novo patamar da gestão de cobrança

Os agentes de IA (inteligência artificial) deixaram de ser coisa de filme futurista para se tornarem ferramentas em estágio avançado de desenvolvimento. Embora ainda não estejam amplamente integrados ao cotidiano da maioria das empresas, já existem aplicações inovadoras. As atividades de cobrança, inseridas no plano maior de Contas a Receber, estão bebendo dessa fonte de inovação.

O que são Agentes de IA?

Diferentemente de sistemas tradicionais ou assistentes virtuais, os agentes de IA representam um nível superior de automação. Eles não apenas executam tarefas pré-programadas, mas têm capacidade de realizar ações com base em regras contextuais e de aprendizado. Em outras palavras, agentes têm mais autonomia que sistemas tradicionais de tecnologia.

Um agente de IA pode, por exemplo, identificar um atraso de pagamento com base na leitura automatizada de documentos contábeis, permitindo assim visualizar a necessidade de negociação – tarefa que anteriormente dependia da leitura manual de documentos via uma ação exclusivamente humana. O agente de IA pode elaborar a primeira comunicação com o cliente devedor, e encaminhar essa mensagem por um ou mais canais. Essa facilidade de personalizar uma ação usando o contexto é algo bem particular de agentes de IA.

Tendências futuras e impacto na cobrança

Segundo o Gartner, até 2028, pelo menos 15% das decisões operacionais nas empresas deverão ser tomadas com apoio de soluções desse tipo. No campo da cobrança, isso pode significar uma reconfiguração profunda dos processos, com menos intervenção manual, mais previsibilidade e um tratamento mais personalizado para os inadimplentes.

Essas inovações prometem reduzir a inadimplência, melhorar o relacionamento com o cliente e liberar o time financeiro de tarefas repetitivas e desgastantes.

Como a Limoney se posiciona?

A Limoney acompanha de perto esse movimento e enxerga nos agentes de IA aplicados à cobrança uma tendência com alto potencial. Nosso Painel Financeiro conta com réguas de cobrança automatizadas, alertas inteligentes e visibilidade centralizada das entradas pendentes. Funcionalidades que representam um avanço significativo no controle da inadimplência.“Estamos atentos ao desenvolvimento dos agentes de IA e buscamos continuamente formas de integrar essa lógica inteligente ao nosso sistema. As réguas que implementamos são um primeiro passo concreto nessa direção”, afirma Irene Barreto, Cofundadora e CEO da Limoney.