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Análise de crédito PJ por empresas não financeiras: o que é e quais são as etapas?

Análise de crédito PJ por empresas não financeiras: o que é e quais são as etapas?

A análise de crédito PJ é um processo comum, porém muito importante, para as áreas financeiras. Através dela, empresas que vendem a prazo avaliam a capacidade de pagamento dos seus clientes, considerando diversos fatores.

O objetivo da análise de crédito PJ é reduzir riscos de inadimplências futuras, ao mesmo tempo em que as vendas são potencializadas pelo prazo de pagamento concedido aos clientes. De certa forma, uma boa análise de crédito dos clientes evita surpresas negativas no fluxo de caixa, ou seja, é uma grande aliada de boas práticas dentro do Contas a Receber. 

Neste texto, exploraremos o que é a análise de crédito feita por empresas não financeiras que oferecem produtos e serviços a prazo para outras empresas, como ela funciona e quais são as principais etapas envolvidas nesse processo.

O que é análise de crédito PJ em empresas não financeiras?

A análise de crédito PJ em empresas não financeiras é um processo em que a empresa concedente avalia fatores de risco envolvidos com o cliente tomador, no caso, uma pessoa jurídica. Essa ação é fundamental para assegurar que o crédito seja concedido a clientes com capacidade de pagamento, especialmente para prazos de pagamento mais prolongados. 

Diversos fatores são considerados, como a saúde financeira da empresa solicitante, possíveis restrições e o histórico de relacionamento do cliente. Além disso, fatores externos, como as condições econômicas gerais, também podem ser levados em conta.

Ter ou não uma política com limites de crédito?

Um limite de crédito é um montante máximo que um cliente pode comprar pagando a prazo, ainda que seja distribuído em mais de uma compra. O limite de crédito tem uma vigência, e é necessário controlar o quanto desse limite o cliente tem disponível a cada momento.

Nem todas as empresas trabalham com o conceito de limite de crédito para seus clientes, preferindo avaliar pedido a pedido antes de conceder um montante que seja usado em mais de uma compra. O estabelecimento de uma política de crédito que considere o uso de limites denota maior maturidade da empresa concedente, e por vezes isso ocorre gradativamente. 

No entanto, a escolha por adotar ou não essa prática depende da estratégia da empresa e da natureza do seu relacionamento com os clientes. Adotar um limite de crédito pode trazer benefícios como a padronização dos critérios de concessão e maior velocidade no processamento de novos pedidos. Por outro lado, a análise caso a caso pode oferecer maior flexibilidade para clientes com diferentes perfis e necessidades, ainda que exija tempo de análise cada vez que um novo pedido de compra a prazo for realizado.

Um elemento fundamental para as empresas que usam limites é ter uma ação periódica de revisão das condições creditícias de cada cliente, de maneira a ter refletido no limite eventuais degradações ou melhorias das condições financeiras do cliente.

Quais são as etapas da análise de crédito? 

A análise de crédito de um cliente PJ é feita por etapas, passando pela coleta de dados e documentos, a análise propriamente dita à luz das regras existentes na política de crédito empresarial, e finalmente a tomada de decisão de crédito.

A coleta de dados e documentos compreende a obtenção de informações de natureza pública e privada sobre o cliente: 

  • Dados cadastrais (razão social, CNPJ, ano de fundação, capital social, CNAEs de atuação, etc);
  • Dados de crédito no mercado (relatórios de birôs de crédito, scores, certidões, etc.), documentos financeiros (balanços, DREs, relatórios de auditorias, etc.);
  • O próprio histórico do cliente na empresa, ou seja, a visão de relacionamento com esse cliente. 

O conjunto de dados obtidos pode ser compilado em uma ficha de crédito, preferencialmente sistematizada. A inteligência artificial pode, cada vez mais, ajudar nessa tarefa.

Importante notar que as empresas não financeiras não têm acesso a determinados sistemas reservados às instituições financeiras, como o SCR do Bacen. Isso dá uma menor visibilidade sobre a empresa que está solicitando crédito.

Outro fator de destaque é que, no caso de crédito solicitado por empresas pequenas e MEIs, é comum que as informações financeiras da pessoa jurídica se confundam com a de seus sócios, pessoas físicas. Nesse caso, é solicitado também documentos referentes às PFs, sócias da empresa.

De posse da ficha de crédito do cliente, as regras da política de crédito são aplicadas para indicar possíveis decisões de crédito. Por exemplo, clientes com títulos protestados acima de X mil reais terão pedidos de crédito reprovados. Uma recomendação de crédito é elaborada pelo analista com base na aplicação da política de crédito.

Tomada de decisão 

Após a análise de crédito, a tomada de decisão final sobre a concessão é tomada nas alçadas definidas pela política de crédito. Podem ocorrer três cenários:

  • Aprovação: O crédito é concedido conforme as condições estabelecidas, e o solicitante pode seguir com a contratação. Para as empresas que usam limites de crédito, é necessário definir o montante e a vigência desse limite concedido.
  • Recusa: A solicitação é negada. O cliente solicitante só poderá comprar com pagamentos à vista.
  • Pedido de informações adicionais: Pode ser solicitado que o cliente forneça mais dados ou documentos para concluir a análise.

Conclusão

Análise de crédito PJ é uma ferramenta importante para preservar o fluxo de caixa de futuras inadimplências, e ao mesmo tempo potencializar vendas com pagamentos a prazo. 

Através de uma avaliação minuciosa dos dados e do histórico financeiro, as empresas buscam avaliar pragmaticamente a capacidade de pagamento de seus clientes, selecionando para quais deles é possível vender a prazo, reduzindo os riscos de inadimplência. 

O uso de limites de crédito denota mais maturidade e implica em revisões periódicas de crédito. Seu contraponto é analisar crédito caso a caso, o que pode tornar o processo de vendas mais lento.

Para os solicitantes, entender o funcionamento desse processo e adotar boas práticas financeiras, como manter os pagamentos em dia e atualizar seus dados, pode facilitar a aprovação do crédito e proporcionar condições mais favoráveis.