O atual cenário é visto como uma oportunidade ideal para a inclusão dos cartões no sistema de Open Finance, segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). A ideia foi divulgada no 18º Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento (CMEP), que aconteceu nos dias 01 e 02 de abril de 2025, no Teatro Santander, em São Paulo, em um painel que reuniu representantes do Itaú Unibanco, Visa, Getnet e Banco Original.
A proposta da Abecs visa reduzir os atritos nas compras online, proporcionando uma experiência mais fluida. A solução permitiria que dados dos cartões fossem coletados diretamente pelos bancos emissores, sem que o consumidor precisasse digitar informações como o número do cartão ou o CVV, facilitando transações em situações de maior fricção, como compras por link ou lojas que não armazenam dados de pagamento.
De acordo com Gustavo Cappi, responsável pelo Open Finance no Itaú, o ecossistema de pagamentos está mais maduro, com dados mais confiáveis e funcionalidades aprimoradas, como a Jornada Sem Redirecionamento (JSR). Isso torna a integração dos cartões ao Open Finance mais viável e benéfica, tanto para os consumidores quanto para os lojistas.
A iniciativa busca aproveitar a evolução do ecossistema e o progresso da Jornada Sem Redirecionamento (JSR). A proposta já está sendo discutida com o Banco Central e outros órgãos do setor. No final de 2024, o BC já havia indicado que a ideia de incluir os cartões no Open Finance está sendo considerada.
Essa integração, proposta por Ricardo Marson, superintendente executivo de Produtos na Getnet, busca resolver problemas de infraestrutura para lojistas que não têm capacidade de tokenizar ou armazenar dados de cartões. Ele destaca que as integrações simples serão fundamentais para garantir a eficiência do sistema.
Opinião da Limoney
“Na Limoney, acompanhamos com interesse o avanço do Open Finance, principalmente sua capacidade de integrar diferentes meios de pagamento, como os cartões, de maneira mais fluida e segura. Acreditamos que essa evolução será benéfica para os consumidores, ao oferecer mais opções e conveniência, e também para os comerciantes, ao simplificar o processo de pagamento e reduzir atritos no fechamento de transações” diz Irene Barretto, Co-Fundadora e CEO da Limoney Tecnologia de Gestão Financeira.
A Limoney entende que, ao permitir a coleta automática e segura dos dados de pagamento, o setor dará um salto de qualidade na experiência do cliente, de maneira similar ao que ocorreu diante da adoção do PIX e seus vários aperfeiçoamentos e da evolução do Open Finance.
Além disso, entendemos que o novo cenário reforça a necessidade de investimentos em governança de dados e na proteção das informações sensíveis dos usuários. Da nossa parte, a partir de tecnologias de IA e automação, buscamos garantir que a inovação caminhe lado a lado com a segurança, reforçando a confiança de nossos clientes em cada operação realizada através do nosso Painel Financeiro.