fechar menu

Open Finance e IA

VP do Banco do Brasil aposta na IA e na automação como futuro do setor financeiro

VP do Banco do Brasil aposta na IA e na automação como futuro do setor financeiro
Marisa Reghini, VP de Negócios Digitais e Tecnologia do Banco do Brasil, deu a declaração ao Consumidor Moderno em Abril de 2025

A vice-presidente de Negócios Digitais e Tecnologia do Banco do Brasil, Marisa Reghini, aposta alto na convergência entre inteligência artificial (IA) e automação como o principal motor de inovação e competitividade nos próximos anos.

“(…) A junção da IA com a automação é um cenário que irá se solidificar nos próximos anos no setor financeiro”, diz a executiva, destacando que essa combinação está prestes a se solidificar como padrão no mercado. Em entrevista ao Consumidor Moderno, Marisa apontou não apenas os avanços tecnológicos como fundamentais, mas também a necessidade de equilibrá-los com uma governança de dados eficaz, ética e transparente.

A transformação digital do Banco do Brasil vem sendo conduzida por meio de plataformas que automatizam processos e personalizam serviços. Tecnologias como IA, computação em nuvem e soluções mobile têm sido centrais na estratégia da instituição para reduzir custos, escalar serviços e melhorar a experiência do cliente (CX).

Além da automação inteligente, Reghini enxerga na tokenização da economia e no surgimento do Real digital — que já nasce com inteligência artificial embarcada — dois vetores-chave que moldarão o setor financeiro nos próximos cinco anos.

Para enfrentar os desafios impostos pela digitalização massiva, especialmente no que diz respeito à proteção de dados sensíveis, Marisa defende a adoção de dados sintéticos. Essa abordagem permite simular comportamentos reais sem comprometer informações pessoais, contribuindo para o desenvolvimento de novos produtos e processos com responsabilidade.

“Hoje no Brasil contamos com a LGPD, que versa sobre as formas de uso das informações pessoais e dá as diretrizes para que elas não sejam utilizadas de forma indevida. Para manter o equilíbrio sobre o uso dessas informações no ambiente de inovação é fundamental ter uma governança de dados bem estabelecida, eficaz, com rastreabilidade e transparência, que dará o conforto não só aos clientes, mas às instituições sobre o uso dos dados”, analisa a executiva.

O uso ético da IA surge como um diferencial competitivo importante, especialmente em um país como o Brasil, referência em finanças digitais na América Latina. 

“O Brasil já é referência no setor financeiro digital na América Latina. Os brasileiros estão entre os maiores consumidores de redes sociais e aplicativos de comunicação, como WhatsApp. Um outro grande fator é que as instituições financeiras no Brasil participam de um ambiente altamente regulado, que proporciona credibilidade e segurança a seus clientes”, afirma Marisa.

Ela ressalta, no entanto, que o verdadeiro desafio está em garantir “inovação, eficiência e sustentabilidade”. “Os volumes de processamento só tendem a aumentar e otimizar os processos atuais é crucial, inclusive para a perenidade dos negócios”, conclui.

Ao que tudo indica, o Banco do Brasil está determinado a embarcar nessa nova era digital. E, se depender da visão de sua vice-presidente, o futuro do setor financeiro será cada vez mais inteligente — e automatizado.

Compromisso da Limoney

A Limoney compartilha da mesma visão de futuro apresentada por Marisa Reghini. Como fintech obstinada em transformar a gestão do fluxo de caixa em um processo simples, seguro e eficiente, a empresa aposta fortemente na integração entre Automação e IA como pilares de produtividade, inovação e sustentabilidade financeira.

Por meio do Open Finance, do processamento inteligente de documentos e da aplicação de IA, a Limoney entrega uma solução completa e flexível para empresas brasileiras otimizarem até 80% do tempo gasto com tarefas financeiras do dia a dia. O Painel Financeiro Limoney centraliza as movimentações bancárias e oferece insights, facilitando a tomada de decisão e a conciliação financeira com apoio de Automação inteligente.

Nosso compromisso é com a eficiência, a segurança e a transparência. A tecnologia é usada para automatizar atividades operacionais repetitivas, liberar tempo dos times financeiros e permitir uma gestão mais estratégica do caixa. A Limoney acredita que o futuro das finanças corporativas está na inovação responsável — e atua diariamente para colocá-la em prática com ética, rastreabilidade, IA confiável e respeito aos dados dos clientes.

Fonte: https://consumidormoderno.com.br/ia-automacao-financeiro-bb/