Pagamentos poderão ser feitos sem ter de acessar o aplicativo do banco
A partir do dia 28 de fevereiro, serão aplicadas mudanças na maneira de se fazer transferências PIX no Brasil. É quando começa a funcionar a Jornada Sem Redirecionamento, após cerca de três meses de fase piloto e cerca de três anos para o desenvolvimento completo da proposta e especificação técnica.
A Jornada Sem Redirecionamento permite que o consumidor realize pagamentos sem ter de acessar o aplicativo da instituição em que possui conta, vinculando previamente sua conta a uma carteira digital de sua escolha.
Com essa funcionalidade, os clientes poderão autorizar débitos automáticos em suas contas até um valor pré-estabelecido, sem a necessidade de autenticação a cada transação. Esse mecanismo é especialmente útil para pagamentos recorrentes, como os de serviços de delivery de refeições.
Em outras palavras, ao realizar uma compra online via PIX, o usuário poderá concluir o pagamento diretamente, sem ser direcionado para o aplicativo ou internet banking do seu banco, facilitando o processo de “copia e cola”.
Da mesma forma, uma loja física pode realizar pagamentos por aproximação com PIX sem a necessidade de um QR Code pelo aplicativo do banco. Para isso, o cliente deve ter previamente autorizado o uso da função no Open Finance.
Como funciona?
A Jornada Sem Redirecionamento funciona por meio da vinculação da conta bancária do usuário ao dispositivo utilizado para os pagamentos. Esse vínculo é feito a partir de um iniciador de pagamento, que pode ser uma carteira digital, como Google Pay ou Apple Pay, ou outra plataforma autorizada pelo Banco Central.
Durante o processo de configuração, o usuário fornece seu consentimento dentro do ambiente do Open Finance. Essa autorização é concedida no aplicativo da instituição financeira responsável pela conta usada no Pix, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos. O usuário define um método de autenticação – como senha, PIN ou biometria – e um prazo de validade para essa autorização.
Uma vez configurado, o usuário poderá efetuar pagamentos diretamente pelo iniciador cadastrado, sem precisar passar pelo aplicativo do banco a cada transação. Essa funcionalidade faz parte do Open Finance, sistema que permite o compartilhamento de dados entre instituições financeiras no Brasil.
Quais são os impactos?
Durante a fase de testes, a Jornada Sem Redirecionamento demonstrou um impacto significativo na conversão de vendas no varejo, atingindo um índice de aproximadamente 90%. Em comparação, quando há necessidade de redirecionamento para o ambiente bancário, a taxa de conversão foi consideravelmente menor, girando em torno de 38%.
Essa inovação será responsável também por viabilizar outras, como o PIX por aproximação para pagamentos no comércio físico, por exemplo. O PIX por aproximação, que consiste na transferência PIX a partir da aproximação do celular na máquina de cartão, foi lançado em novembro apenas para usuários das carteiras digitais (wallets) do Google: C6, PicPay e Itaú (e sua maquininha, a Rede).
Com a Jornada sem Redirecionamento, a funcionalidade se torna facultativa para as operadoras, sendo que 11 já confirmaram a adesão a partir do dia 28 de fevereiro: Cielo, Getnet, Pagbank, Stone, Sumup, Fiserv, Safra Pay, Sicredi, Azulzinha, Mercado Pago